Atuação e Beneficiários

"Promover, resgatar e preservar a vida por meio da educação, da assistência social e do cuidado com a saúde."

O Lar Escola Sta. Verônica é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a educação e formação de crianças, adolescentes e jovens, proporcionando a eles um ambiente saudável e acolhedor para que possam descobrir a alegria de viver e aprender os valores que nortearão sua vida na busca de uma formação para a cidadania. 


É mantido pela Associação Franciscana de Assistência Social São José (www.fcmaria.org.br), e, para conseguir a sua manutenção, além de sua contra-partida, conta com recursos orçamentários advindos de parcerias, convênios, patrocínios, doações e esforços da própria instituição como bazares beneficentes.


Nossas Jóias

O Lar Escola Executa Serviços/Programas e Projetos voltados para a Proteção Social Básica e Especial, são eles:

1) Educação Infantil em período integral e parcial;

140 crianças de 18 meses a 5 anos e 11 meses.

O lar faz parte da rede de ensino básico do Município de Taubaté e oferece educação de qualidade com profissionais qualificados e um ambiente saudável.

A escola conta com parques de areia, quadra e grande área verde com horta, pomar e jardim onde as crianças aprendem e se divertem sendo educadas a respeitar a natureza e a se desenvolverem como cidadãos.

2) Serviço Socioeducativo para crianças no contra turno escolar;

"Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Projeto Espaço Amigo."

Atendimento sistemático para 50 crianças de 6 a 15 anos.


O "Projeto Espaço Amigo" nasceu da iniciativa da instituição de manter crianças de baixa renda e que vivem em bairros onde a situação de risco é crítica em relação a criminalidade e mantê-las dentro de um ambiente saudável no período em que não estão na escola.

Para participar a criança tem que estar matriculada e frequentar a escola devidamente. O ambiente familiar é constantemente fortalecido pelos agentes que acompanham o projeto para garantir que as crianças tenham um bom convívio em suas casas.

Durante o período em que estão na instituição as crianças contam com reforço escolar onde são acompanhadas de perto em relação ao aprendizado na escola, sendo este fator fundamental para poderem participar de todas as atividades do "Espaço Amigo" tornando-se um estimulo para o desempenho escolar, pois é unânime a satisfação em permanecer no projeto. 

No Espaço Amigo as crianças têm aula de inglês, informática, dança contemporânea, música folclórica, onde aprendem a tocar instrumentos, culinária, praticas esportivas, entre outras atividades. Na horta aprendem como cuidar das plantas e  vivenciam a ciência na grande área verde da escola desenvolvendo-se como cidadãos ecologicamente responsáveis.


3) Proteção Especial ao Programa de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço á Comunidade, para adolescentes e jovens de 14 a 21 anos.




(Em manutenção)