História e Desafios

Untitled Document
Lar Escola Santa Verônica

Instituição sem fins lucrativos fundada em 02 de março de 1919, passou por profundas transformações seguindo as leis Brasileiras sobre a Infância e Adolescência.

Durante décadas o Lar Escola abrigou centenas de meninas órfãs e abandonadas, necessitadas de Proteção Integral. Com o passar dos tempos sua finalidade foi se adaptando às necessidades das famílias.

Hoje executa Serviços/Programas e Projetos voltados para a Proteção Social Básica e Especial, são eles:

1) Educação Infantil para crianças de 18 meses a 5 anos e 11 meses em período integral e parcial;

2) Serviço Socioeducativo para crianças de 6 anos a 15 anos no contra-turno escolar, garantindo atendimento sistemático;

3) Proteção Especial ao Programa de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço á Comunidade, para adolescentes e jovens de 14 a 21 anos.

Por reconhecer o importante papel da Família como mediadora das relações entre sujeitos e a coletividade e geradora de modalidades comunitárias de vida, o Lar Escola contribui para a superação das situações de fragilidades, promovendo ações que favoreçam a emancipação, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através do Programa de Atenção e Apoio às Famílias.

Sendo assim, o Lar continua sua missão de contribuir com a educação e formação de crianças, adolescentes e jovens, proporcionando a eles um ambiente saudável e acolhedor para que possam descobrir a alegria de viver e aprender os valores cristãos que nortearão sua vida na busca de uma formação para a cidadania.

Atendimentos em 2011:

1) Creche/Educação Infantil: 140 crianças de 18 meses a 5 anos e 11 meses;

2) Atividades Socioeducativas: Projeto Espaço Amigo: 50 crianças de 6 a 14 anos;

3)Medidas Socioeducativas:
- Liberdade Assistida: 65 adolescentes e jovens;
- Prestação de Serviços à Comunidade: 35 adolescentes e jovens;

4) Família: Aproximadamente: 250 famílias.


O início e os desafios de hoje
(Há 92 anos fazendo parte da história de Taubaté.)


Predio_Novo
Solenemente inaugurado por D. Epaminondas Nunes de Ávila e Silva (1869-1935) primeiro Bispo da Diocese de Taubaté, criada em 1909, a qual governou durante vinte e cinco anos (1919-1934), funcionou o orfanato “Santa Verônica”, desde a sua fundação – a 2 de março de 1919 – em uma pequena e velha casa que existiu na antiga Rua da Consolação, depois Rua do Bom Jesus (atual Av. Marechal Deodoro) situada em terreno de propriedade da Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis.

Foram seus fundadores, os frades Capuchinhos, do Convento Santa Clara, confiando sua direção ao zeloso trabalho das Irmãs da Congregação Franciscana do Coração de Maria, tendo por primeira superiora, Madre Beatriz que, auxiliada por outras cinco Irmãs de caridade, deu início às atividades daquele abrigo de meninas, começando a funcionar com apenas quatro internas.

O orfanato recebia ajuda dos taubateanos:

O principal esforço das primeiras dirigentes do orfanato, foi angariar donativos junto à população taubateana, com a finalidade, não só de custear a manutenção das meninas assistidas pela instituição, cujo número passou a aumentar dia-a-dia, mas também, tendo por objetivo, levar a efeito a construção de um novo prédio, que seria sua sede definitiva, mais amplo e cômodo, para melhor atender às necessidades das órfãs internas. Após seis anos angariando donativos, tanto na cidade, quanto nas fazendas do município de Taubaté, as Irmãs puderam inaugurar o novo prédio (1925) totalmente construído às custas de arrecadações, em terreno contíguo à velha casa que até então ocupavam (hoje desaparecida) também doado pela Ordem Terceira da Penitência.

Nesta época, o número de pequenas órfãs assistidas era de 24, que puderam então ser melhor acomodadas nos novos dormitórios, refeitório e salas de aula do prédio recém-construído.

A construção da capela, teve que esperar ainda mais dois anos, sendo inaugurada a 9 de julho de 1927, até essa data, a capela da Irmãs funcionava numa das salas da residência, em caráter provisório.

Desde a sua criação, o orfanato “Santa Verônica” sempre recebeu o necessário apoio para sua manutenção, por parte de vários cidadãos taubateanos que, conscientes da importância do trabalho realizado pelas Irmãs, no amparo às menores sem família, tornaram-se benfeitores da instituição. Entre os diversos cidadãos presentes que ajudaram o Lar Escola Santa Verônica, destacaram-se: o casal Félix e Jeanne Guisard, o Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa (Dr. Pedro Costa), o Sr. Alexandre Monteiro César Mine, e as senhoras Francisca (Chiquinha) de Mattos e Angélica Marcondes Castilho.


O crescimento de uma Instituição:

Com o passar dos anos, aos poucos o “Santa Verônica” foi crescendo, com a construção de novos pavilhões e atendendo sempre maior número de órfãs, conquistando com isso a credibilidade e o reconhecimento da sociedade taubateana, pelos relevantes serviços prestados à cidade.

Assim, a partir da construção da capela definitiva, para abrigar a padroeira do orfanato, a instituição entrou numa fase de pleno desenvolvimento, logo inaugurando um novo refeitório, bem mais amplo, claro e arejado, atendendo às novas necessidades das internas, em número sempre crescente.

Pensando em melhor atender suas assistidas, a Direção do educandário providenciou ainda a construção de um pátio interno coberto, para os momentos de recreio, entre as aulas diárias.

Dez anos mais tarde (1937) eram inauguradas novas dependências, instaladas num prédio de dois pavimentos, sendo o térreo destinado a salas de aula para o ensino de trabalhos manuais e o andar superior, destinado para dormitório das Irmãs.

Em 1940, atendendo à necessidade de novas ampliações, a viúva Cardoso Ribeiro, Sra. Eponina Cardoso, mandava construir um novo pavilhão, atendendo ao desejo de seu falecido marido, cujo nome legou ao prédio – Patronato Dr. Cardoso Ribeiro.

Este novo pavilhão destinou-se a abrigar as internas já diplomadas pelo curso primário; nessa nova dependência, as jovens passavam a aprendizagem de trabalhos domésticos em geral, podendo permanecer na instituição, até completarem a idade de 21 anos.

EM 1945, contando pouco menos de 30 anos de existência, o orfanato “Santa Verônica” já apresentava suas dimensões atuais, pois nesse ano, foi construído e inaugurado o pavilhão “Jeanne Guisar”, destinado ao atendimento às menores, até a idade de sete anos.

Nesta época, a instituição já havia abrigado ao todo 429 meninas, atendendo naquele ano (1945) 130 meninas, contando com a colaboração de 13 Irmãs de Caridade.

Mais de 80 anos dedicados a Taubaté

Com 80 anos completos de existência, o orfanato “Santa Verônica” é uma das mais antigas instituições assistenciais, de orientação religiosa, ainda funcionando e, em plena atividade, em Taubaté.

Atualmente, o Lar Escola “Santa Verônica” mantém ainda uma creche para crianças em idade pré-escolar, em auxílio às inúmeras mães de baixa renda que, necessitando trabalhar para contribuir no sustento familiar, lá encontram a necessária acolhida para seus filhos pequenos.


O Lar Escola Santa Verônica e sua manutenção

O Lar Escola tem como Mantenedora a Associação Franciscana de Assistência Social São José, que, para conseguir a sua manutenção, além de sua contra-partida, conta com recursos orçamentários advindos de:

- Convênios com a Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social, através do Municipal;

- Parceria com o Secretaria Municipal de Educação;

- Convênios com Organizações Privadas;

- Esforços da Unidade executora – Lar Escola Santa Verônica, por meio do trabalho voluntário de benfeitores incansáveis que doam parte de seu tempo na dedicação e no trabalho, unindo forças para a manutenção dos Programas que a Entidade executa;

- Pequeno mas significativo recurso advém de um permanente bazar beneficente de roupas, móveis e objetos usados, bem como de material reciclável (doação da população);

- Grupo de Voluntários para a execução de trabalhos manuais que são vendidos em feiras de artesanato;

- Pequena contribuição mensal em dinheiro de doadores anônimos;

- Promoção de festas e eventos beneficentes.

Todos os elos dessa corrente do Bem vêm se completando, há 92 anos, para atender as prioridades legitimadas para um atendimento de qualidade no Município. 

O Lar Escola Santa Verônica e seus desafios

É louvável perceber que, durante os seus 92 anos de existência, o Lar Escola Santa Verônica nunca tenha deixado, sequer um dia, de atender às suas finalidades que é a educação e formação de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade. Perpassando a sua história, foram muitos os momentos de dificuldade, principalmente financeiras, mas que não impediram a dedicação diuturna para que não faltasse o necessário aos atendidos. Sem dúvida nenhuma, a confiança na Providência Divina, pelas mãos generosas do povo, foi o que sustentou a coragem tanto das religiosas quanto de seus colaboradores.,

1. O Prédio

O majestoso prédio que possibilita o aconchego de todos os que aqui encontram cuidados e proteção, foi sendo construído aos poucos com a generosa contribuição, por pequena que fosse, do povo taubateano. Hoje, após tantos anos, encontra-se necessitado de grandes reformas e adaptações para melhor atingir seus objetivos. Sendo assim, destacam-se as seguintes prioridades:

- Reforma geral do telhado e calhas;
- Reforma geral da parte elétrica;
- Reforma da parte hidráulica;
- Construção de banheiro/vestiário para funcionários;
- Reforma de Sala para Música;
- Reforma e construção de banheiros adequados às crianças da Creche;
- Reforma do pátio de brinquedos da Creche;
- Construção de uma cozinha para o Salão de Festas (aluguel como fonte de renda);
- Reforma dos banheiros para o atendimento do Programa Medida Socioeducativa;
- Reforma de salas para Oficinas para o Programa Medida Socioeducativa;
- Reforma e pintura do interior da Capela;
- Pintura externa do prédio em geral;
- Adequação da horta para o desenvolvimento de projetos educativos;
- Terraplanagem e adequação do espaço verde para recreação;
- Instalação do Serviço Contra Incêndio.

2. Fonte de Renda

Diante da situação econômico-financeira do País, necessário se faz descobrir fontes de renda que venham contribuir com a manutenção dos Programas e Projetos da Entidade.

Conclusão:
Diante dos grandes desafios para a continuidade de suas Obras, o Lar Escola Santa Verônica, mantém a firme confiança de que Deus, o doador da vida, não deixará de suscitar na cidade de Taubaté, corações generosos que não medirão esforços para colaborar com suas possibilidades para o desenvolvimento de sua missão de, neste século XXI, “semear vida e esperança”!

Irmã Elza Maria Pianta
Diretora